domingo, 30 de agosto de 2015

PIBID/História - O que é?


Olá, minha gente!
Nosso primeiro post está aqui para mostrar quem somos, o que fazemos, quais são as nossas propostas e atividades realizadas e, em breve, teremos muito mais notícias!
Nós, do PIBID/História, estamos aqui para deixá-los informados das nossas atividades e das nossas participações em eventos ligados a área da educação. Nosso objetivo é que vocês saibam e tenham acesso facilitado aos projetos que estamos desenvolvendo nas escolas onde atuamos.
  • O que é o PIBID?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública executada pelo Ministério da Educação por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES). O objetivo é iniciar estudantes de cursos de licenciatura em atividades de ensino durante sua formação acadêmica inicial. Na Universidade Federal de Minas Gerais, o PIBID engloba 19 áreas das licenciaturas. As atividades consistem em observar e participar da realidade de escolas de educação básica, sob a supervisão de um(a) professor(a) da instituição. A área de História está atualmente com seu grupo atuando na Escola Estadual Pedro II e na Escola Estadual Alaíde Lisboa.
            A área de História do PIBID/FaE/UFMG, iniciou suas atividades em 2010 e é composta por dez licenciandos(as), dois professores supervisores da educação básica (sendo uma da Escola Estadual Alaíde Lisboa de Oliveira e outro da Escola Estadual Pedro II) e um professor orientador do ensino superior. Nos últimos cinco anos, outros trinta estudantes de licenciatura em história, cinco professores de história da educação básica de quatro outras escolas, bem como uma docente do ensino superior foram bolsistas do projeto.   
A área de história inaugurou a coleção “PIBID Faz” com a publicação do livro Fontes e reflexões para o ensino de história indígena e afrobrasileira: uma contribuição da área de história do PIBID/FaE/UFMG (organizado por Pablo Lima) em 2012. No ano seguinte, a área de História publicou um segundo livro: Reflexões e práticas educativas na formação docente em história (organizado por Júnia Sales Pereira, Herbert de Oliveira Timóteo e Mariano Alves Diniz Filho). 
Atualmente nas Escolas Estaduais Pedro II (Centro) e Alaíde Lisboa de Oliveira (Taquaril), a área de história do PIBID/FaE/UFMG tem os seguintes objetivos para o ano de 2015: 

1. Caderno de Campo: cada licenciado está compondo um Caderno de Campo sobre suas atividades nas escolas, incluindo observação, planejamento e participação de atividades, reuniões, regência de turma. O Caderno de Campo é a matéria prima para os relatórios semestrais, pois guarda a memória do processo vivenciado. O Caderno de Campo também conta com um Memorial de cada um dos licenciandos(as) sobre suas experiências educacionais escolares, como estudante e professor(a) em formação. 

2. Material didático: a área de História experimentará a elaboração de materiais didáticos tendo como elemento básico um texto histórico e atividades didáticas. os licenciandos, organizados em grupos ou mesmo individualmente, elaborarão diversos materiais com essas características, sobre temas diversos, que alimentarão o Blog da área.

3. Blog: trata-se de um instrumento de comunicação e armazenamento de dados pela internet que a área de história está elaborando para disponibilizar os materiais didáticos e demais reflexões e produções próprias. 

4. Artigo acadêmico: consideramos fundamental que a área de história do PIBID também realize pesquisas e socialize seus resultados com o público interessado por meio da elaboração de, pelo menos, um artigo acadêmico por semestre, de autoria coletiva entre os membros da área, a ser enviado para revistas acadêmicas. 

5. Trabalho de campo: a área de história também realizará, em 2015, pelo menos uma atividade de trabalho de campo, com o objetivo de contribuir com a formação de todos(as) que participam deste projeto inovador no campo a formação de professores de história na UFMG.


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